contador de visitantes

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

03 de novembro Dia do cabeleireiro e Dia Nacional da cultura

· Dia do Cabeleireiro;
· Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930).


Dia  do Cabeleireiro:

Foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos em praça pública. Os kosmetes ou "embelezadores de cabelo", escravos especiais, eram afamados e muito procurados. Os escravos cuidavam dos homens e as escravas, das mulheres.
Na Pré-História, o troglodita já se esforçava para tratar e arrumar os cabelos, fato comprovado nos achados arqueológicos, como pentes e navalhas de pedra. Contudo, foi no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao ápice. Foi nessa época que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que gozavam de grande prestígio na corte dos faraós.
Na Grécia antiga, no século II a.C., os penteados eram bem elaborados; os cabelos eram frisados, encaracolados delicadamente, com franjas em espiral; os cabelos das mulheres eram enfeitados com tiaras e fitas, pentes de bronze ou de marfim.
Os cabelos eram perfumados com óleos raros e preciosos, tingidos ou descoloridos, uma vez que a cor mais em voga era a loura.
Ainda na Grécia antiga, a moda dos cabelos se mantinha por dois a três séculos. A mudança era mais rápida na Roma antiga, onde as esposas dos soberanos eram imitadas pelas outras mulheres. No Império Greco-Romano, gregos e gregas faziam os penteados dos romanos e das romanas. Nesses salões, discutiam-se novidades e propagavam-se os mexericos.

Fonte: http://www.sociedadeativa.net/2010/11/o-que-se-comemora-03-de-novembro.html



Parabéns aos artistas de Capelinha e do Brasil


   O Grupo de Teatro de Capelinha Anim’Art realizará nesta sexta-feira 04-11-2011 reunião para discussão do 1º Festival de Animação e Arte e paralelamente o lançamento do 2º Festival de Animação e Arte e também da Noite dos 10 Encantos, a reunião está marcada para as 17:20 no Espaço Ativa Idade (Antiga Casa de Cultura). Já estão sendo convidados para a reunião autoridades capelinhenses, diretores e professores, empresários e comerciantes, alunos e pais e jornalistas.
   O Segundo Festival de Animação e Arte e uma realização do Grupo de Teatro de Capelinha Anim’Art em parceria com as escola publicas e particulares de Capelinha. Em 2011, o evento foi um sucesso, mais de 250 Jovens se inscreveram e 150 destes tiveram uma participação ativa nas oficinas e nas atividades propostas pelo evento. Nas apresentações das escolas, o público foi de uma média de 150 pessoas por dia, além das apresentações escolares aconteceu também o VI Encontro da RCT (Rede de coletivos Teatrais do Vale do Jequitinhonha), que trouxe até Capelinha 5 cidades que apresentaram e discutiram assuntos referentes ao Teatro do Vale do Jequitinhonha.
   O evento foi finalizado com shows musicais de artistas de Capelinha e região, dentre esses shows destaca-se Jederson Cordeiro (Capelinha), Marco Aurélio (Minas Novas), Maria Letícia (Capelinha), Diporta Afora (Padre Paraíso), Expressão de Louvor (Capelinha), Jessica Souza (Belo Horizonte), Banda Akasus (Capelinha), Coral Araras Grandes (Araçuaí) e Coral Flor da Terra (Francisco Badaró), todos com belíssimas apresentações.
   De acordo com a programação, o 2º Festival de Animação e Arte começará em fevereiro de 2011 com as oficinas de teatro. Algumas escolas já confirmaram a participação nesta segunda edição do festival são elas: Escola Estadual Bento Rocha de Jesus, Escola Estadual Coronel Coelho, Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo, Escola Estadual Doutor Juscelino Barbosa, Escola Estadual Professor Antônio Lago, Escola Estadual Professora Geralda Otoni Barbosa, Escola Estadual Professora Hermínia Eponina da Silva, Escola Estadual Professora Rosarinha Pimentinha e Instituto Educacional Manuel Luiz Pego. Todas essas escolas terão a disposição uma comissão de teatro (atores do Grupo de Teatro de Capelinha Anim’Art) para dar suporte na escolha dos atores, na construção de cenário, figurino, além de oficinas de teatro, oficinas estas que serão disponibilizadas gratuitamente.
   No intuito de abrilhantar ainda mais o evento na sua segunda edição, Capelinha será palco de uma fervorosa noite literária com uma disputa de composições (poemas) e interpretes. A “Noite dos 10 Encantos” traz em seu nome a magia do que é a poesia. E em sua primeira realização fará homenagem ao centenário de Capelinha.
   Com a realização do 2º Festival de Animação e Arte teremos novamente a oportunidade de mostrar para Capelinha e região como a cultura da região e bonita e rica, além de proporcionar aos jovens e adultos participantes a divulgação e reconhecimento de seus trabalhos. Para a sociedade capelinhense este evento deixará na memória além de belíssimas apresentações uma grande e maravilhosa integração cultural. O Grupo de Teatro de Capelinha Anim’Art mostrará ainda durante todo o evento como é importante valorizar a cultura local.

Fonte: http://regiscap1.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário